Eu quero comprar de você!
Você vai concordar comigo que a frase acima é extremamente agradável! Não é mesmo?!
Pois bem, o clima de instabilidade econômica causado pela má fase política do país tem refletido diretamente na forma com que o brasileiro gasta seu dinheiro. Todos temos recorrentemente culpado a crise por conta desta má fase, mas há um outro lado que nós não estamos valorizando, as “pequenas oportunidades”!
Veja só, eu duvido que por conta da crise você esteja neste momento deitado em seu sofá aguardando tudo magicamente melhorar, pelo contrário, você assim como eu, deve estar formulando estratégias para atrair seu publico e se manter ativo no mercado!
É claro, e as estatísticas provam que o consumo diminui, sim diminui, mas não parou! É preciso um pouco mais de esforço para conquistar o seu cliente agora e ele esta mais exigente e pesquisando mais antes de gastar, por isso, pense na frase abaixo mais uma vez:
> Eu quero comprar de você! <
Porém, como faço para te encontrar?
Aqui vão 3 dicas para implementar nas táticas de marketing digital para sua empresa conseguir fazer com que o seu potencial cliente consiga te localizar mais facilmente quando precisar do seu produto, aqui vai:
- Google Adwords (Links Patrocinados): O que você faz (serviço) ou vende (produto)? Você sabe resumir o seu negócio em uma palavra? Pois bem, a partir disso você pode iniciar uma campanha dentro do Google Adwords, a plataforma de publicidade do Google. Selecione um conjunto de palavras-chave que resuma o seu negocio, coloque isso em uma planilha, comece com 10 palavras e quanto mais especifica melhor. Por exemplo: se você vende camisetas, não utilize apenas “camisetas” isso irá consumir rapidamente seu orçamento e nem sempre resultara efetivamente numa venda. Seja especifico, como: “camiseta azul estampada”. Ser especifico aumenta mais a chance de atingir seu cliente e otimiza seu orçamento.
- Newsletter (E-mail Marketing): Começe revendo seus pedidos antigos, pode ser de 1 ano ou 3 meses atrás, busque nos seus cadastros os e-mails de seus clientes mais fiéis, faça uma planilha e se possível inclua informações mais pessoais como data de aniversário, etc. Utilize com moderação esta ferramenta, não dispare somente promoções, use para informar sobre novidades do seu mercado. Por exemplo: Tem algum produto ou serviço que você é bom ou único? Pois bem, começe explorando uma de suas forças e de forma discreta induza a conhecer suas soluções. Lembre-se é necessário se preocupar com SPAM, tome cuidado para não ser inconveniente e não jogar dinheiro fora.
- SEO (Otimização para motores de busca): “Dá um google!” Quem nunca usou essa expressão?! A maioria das empresas (produtos e serviços) estão na web, seja com site, rede social, blog ou menções. O caminho mais fácil para localizar qualquer coisa é ir procurar no google. Se você tem um negócio é certeza que alguém já te procurou no google utilizando alguma palavra-chave e partindo dessa premissa você deve desenvolver o seu site utilizando estas palavras-chaves em suas páginas, criando conteúdo novo constantemente. O SEO é uma estratégia complexa e de médio a longo prazo, por isso você deve começar a pensar nisso imediatamente, o seu concorrente já começou com certeza!
Estas dicas isoladamente não resolvem o problema da sua empresa, mas são pontos extramamente importantes para fazer com que você aumente suas possibilidades de vendas, aumente o número de orçamentos e conquiste novos mercados. Cabe destacar que estas não são ferramentas que não oferecem histórico, em todos os casos você pode medir os resultados e verificar o retorno obtido nas ações!
Eu te desejo SORTE e sabedoria neste momento de instabilidade, que você não deixe a peteca cair e que encontro soluções para vencer num momento de dificuldade! Logo tudo isso será passado e vamos nos recuperar, por isso a hora de se preparar é agora!
Um abraço e até a próxima!
Thiago Xavier