A importância do portfólio

O que é Portfólio?

Portfolio é popularmente conhecido como a reunião, através de registros gráficos (texto, imagens e vídeos) de todo o material produzido por uma pessoa ou empresa.

Qual o objetivo do portfólio?

Simples, é através do portfólio que você atesta todas as suas habilidades e comprova tudo aquilo que você ou sua empresa conseguiu produzir ao longo do tempo.

Por onde começar?

Tipos de trabalhos? Tipos de serviços? Quais tecnologias foram usadas? Sob quais leis, normas, padrões ou sistemas aquele trabalho foi desenvolvido?

Evite erros de interpretação, escolha uma característica marcante e se possível aquela que mais evidentemente revela a competência desenvolvida naquele job(trabalho), por exemplo: Se você fosse um pintor e tivesse que separar suas obras? Uma das formas de organizar seu portfolio seria por influencias dos movimentos artísticos como pop-art, cubismo, modernismo, etc. Outra forma de separar as obras pelo tipo de técnica de pintura, exemplo: óleo sobre tela, aquarela, etc.

O importante para organizar corretamente o seu portfólio, é necessário criar uma estrutura em CATEGORIAS e SUBCATEGORIAS, assim ficará mais simples, prático e objetivo. Por excmplo: Se você for um arquiteto, a forma mais fácil de para criar suas categorias seria separar seus projetos seria por tipo: residencial, comercial, industrial, etc. Depois criar a subcategorias: salas, quartos, cozinhas, fachadas, etc.

Enfim, reunir e organizar o seu portfólio é um fator extremamente necessário para que você demonstre claramente que um resultado foi alcançado, é um selo de garantia de competência assegurada, testada e comprovada.

Como expor o seu portfólio?

A forma com que vai expor o seu portfólio irá depender especialmente em como você se relaciona com seu público, seus clientes e com seu mercado. Mas ai vão algumas dicas que podem fazer sentido para você:

  • Pasta: Hoje existem muitos artistas preferem utilizar as pastas com suas criações e leva-las diretamente ao seu provável cliente e expor seu material, isto por que a forma com que produzem seu material é “analógico”, ou seja, não utiliza computadores e nem internet.
  • Site: A forma mais tradicional, divulgar suas realizações de forma categorizada em seu próprio site.
  • Redes Sociais: Sim, é possível que você utilize uma rede social para expor seus trabalhos. Hoje as relações estão mais digitais e a dinâmica da internet facilita o acesso e a exposição pessoal. Mas vale ressaltar que algumas das chamadas mídias digitais forma feitas exatamente para espalhar boas imagens e quanto mais qualidade, mais sucesso, por isso visite o pinterest e o flickr. Você pode por exemplo, criar álbuns por tipo de trabalho, produto ou serviços no facebook.
  • Sites específicos: Na internet tem de tudo, basta cavar um pouco. Passeando pela web eu encontrei três sites ideal para quem é designers, fotógrafos, profissionais liberais e etc. Visite: Behance, DevianArt e Carbon Made.

Resumindo, se até agora não se preocupou em registrar e organizar tudo o que foi realizado por você ou pela sua empresa, comece imediatamente! Isso será fonte inesgotável de conteúdo para divulgação da sua marca pessoal ou empresarial.

saiba-mais-2pmkt

O segredo do sucesso esta no modo como você age para alcança-lo!

Thiago Xavier

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.