A importância da produção de conteúdo para o seu blog
Com certeza, você já leu ou já ouviu esta frase: conteúdo é rei!
Pois saiba que isto é totalmente verdade! Pelo menos por enquanto.
Veja só, ter um site na internet hoje não representa nada, é uma obrigação da empresa ter uma página que apresente seu portfólio de produtos, sua história, sua localização, formas de contato. Isso é básico e necessário.
Hoje o consumo de mídia é muito diferente e em horários diferentes. Para que você crie uma marca relevante, para que você seja considerado uma marca de peso e autoridade é primordial que você conheça principalmente o seu público e consequentemente como o seu produto pode suprir uma necessidade.
Você já deu um google hoje?
Na hora de localizar uma empresa ou pesquisar sobre futebol, moda, beleza, história do Brasil ou qualquer outro assunto… onde você pesquisa?
Dúvido que sua resposta não seja, Google.
Já parou pra pensar como o seu cliente faz para chegar no seu produto? Ou como ele decide que deve usar o seu produto? Onde ele compara soluções? Quem ele consulta? Quais são as motivações que levam a crer que seu produto pode resolver o problema dele?
Se você não está se preocupando com as respostas das perguntas acima, te garanto que seu concorrente está!
Produzir o conteúdo certo para o seu público é uma das estratégias mais eficientes para demonstrar a importância do seu produto. Isto não é sobre falar do produto simplesmente, mas falar de tudo aquilo que seu produto/serviço pode resolver e impactar a vida do seu cliente.
Transformar visitantes do seu site em potenciais clientes é essencial para aumentar o seu faturamento. Veja na imagem abaixo como é o caminho que um visitante percorre até se transformar em um cliente.
Nós somos movidos ao mundo digital, se você duvida, eu te pergunto: se você esquecer o seu celular na sua casa, você volta para buscá-lo? Eu imagino que sua resposta é sim.
Isto demonstra claramente que o digital já é cotidiano e não diferencial, por isso ter uma estratégia para capturar e transformar simples visitantes em compradores potenciais é mais do que necessário para consolidar sua empresa dentro da internet.
Para isto você tem que fazer um raio-x do cliente e saber oferecer a informação certa nas diferentes mídias que ele consome, por exemplo: facebook, linkedin, instagram, e-mail marketing, youtube, portais de notícias, dentre outras.
Se você tem um site e tem um blog, já está no caminho. Agora você precisa criar uma conexão com seu público, escrevendo artigos que gerem o interesse do seu público, que leve a ele entender e considerar o seu produto/serviço como alternativa para resolver um provável problema.
Você não precisa apenas escrever, você pode abrir um canal no youtube e utilizar os vídeos para ilustrar suas soluções, colocando situações em que o seu produto será importante. Você poderá até fazer tutoriais e outros vídeos informativos.
Não entendeu ainda porque você precisa produzir conteúdo?
Resumidamente, o Google tem um dispositivo que periodicamente faz uma varredura nos sites, lê tudo que está posto lá e vai indexando as páginas e quanto mais ele considerar atraente e relevante para o usuário, mais vezes ele irá exibir sua página nos resultados de busca. Com isso, o seu site ganha mais autoridade e a probabilidade de ir melhorando seu rankeamento irá aumentar constantemente, desde que você se mantenha ativo, atualizando continuamente seu site.
Faça um pequeno teste agora:
- busque o nome da sua empresa,
- busque o seu principal produto (seja específico)
- busque o seu segundo principal produto (seja mais específico)
Bom, primeira coisa a se atentar se ao digitar uma palavra no google, os primeiros resultados vierem acompanhados da palavra anúncio, saiba que alguém está pagando para que você veja e clique no resultado exibido, inclusive alguém pode pagar para aparecer quando alguém digita o nome da sua empresa.
Avalie os resultados e veja se algum deles remete ao seu site, se isso acontecer, ótimo! Se caso não aparecer nada, preocupe-se você está perdendo muitas visitas e potenciais clientes, simplesmente pelo fato de não uma estratégia de produção de conteúdo.
Gostou? Alguma dúvida? Comente aqui!
Obrigado e até próxima!