marketing digital para pequenas empresas

Marketing Digital para pequenas empresas

Se você acha que sua empresa pode ficar fora da internet, está enganado!
Neste momento tem alguém procurando por seus produtos ou serviços e talvez até procurando por sua empresa. Será que você será encontrado?

O marketing digital para pequenas empresas cada vez mais é visto como uma solução enxuta e viável para ter um bom rendimento, maximizando seus investimentos em publicidade.

Para que se tenha uma ideia em números o Brasil possui cerca de 109,8 milhões* de internautas, sendo considerado o quarto país mais conectado do mundo, este dado impressionante revela o quanto estamos ligados pela web. E para reforçar ainda mais esta informação, existem mais de 58,5 milhões* de smartphones (internet por celular) no Brasil em 2015 (*fonte: Mídia Dados Brasil 2015).

Isto significa que é extremamente fácil para qualquer pessoa “passar” a mão no celular para “dar um google” e buscar por alguma informação e consequentemente encontrar a resposta que alguém em algum momento publicou na web.

Veja só, somente entre os dias 15/nov a 24/nov de 2015 as lojas virtuais acumularam venda em mais R$ 7,4 bi e só na Black Friday houve um registro de R$ 1,64 bi em vendas online (fonte: E-bit). Os números de vendas geradas com publicidade online são cada vez maiores e favorecem principalmente os pequenos negócios, pois coloca em condições similares com o mercado.

Fique Atento! Estão tentando contaminar a sua mente!

A palavra CRISE é o termo mais repetido por empresários que responsabilizam a fragilidade do cenário econômico nacional como principal fator para o insucesso de seus negócios. Mas vamos refletir um pouco, lamentar somente não irá aumentar seu faturamento, certo?

Pois é! Convenhamos, a fase de lamentos já foi! Que culpa terá a dita “crise” se o empresário não buscar alternativas para se manter ativo no mercado, se entregar ao desânimo só fortalece o clima instável.

Quatro em cada dez brasileiros estão envolvidos na criação de uma empresa, segundo a nova pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015. Isso significa que a taxa de empreendedorismo no Brasil é a maior dos últimos 14 anos. Fonte: pegn

Sem que se tenha percebido o cenário delicado é uma fase interessante para os negócios se fortalecerem. É neste momento que muitos empresários começam a fazer a lição de casa. Vejam alguns pontos que a crise pode beneficiar a avaliação da sua empresa:

  • Processos – Rever os processos para evitar percas ou retrabalhos, evitando burocracia e ganhando mais produtividade,
  • Estoques – Analisar todos os ativos que estão armazenados e que podem ser fonte de renda e fortalecer o giro de caixa,
  • Pessoas – Avaliar o desempenho e profissionalismo da equipe, aproveitando para eliminar aqueles profissionais que não contribuem para a consolidação da empresa,
  • Gastos – Neste momento qualquer gasto desnecessário a perpetuação do negócio é dispensável.

O que não pode ser atribuído a crise é a inércia, a apatia, a inatividade. Veja bem, uma das formas mais claras de recuperar ou ao menos manter-se ativo é a criatividade. Fazer bem aquilo que os outros não fazem, e neste ponto o marketing digital é um grande diferencial para destacar o seu negócio.

Educar para vender mais

Quando digo educar, não quero dizer especificamente para sair falando qualquer coisa a fim de ensinar algo sobre sua marca ou produtos, mas sim no sentido de fazer com que seu cliente tenha certeza que você é a melhor escolha para solucionar seu problema. Conduzi-lo de forma natural para que ele se convença que você, sua marca e seus produtos irão atende-lo por completo.

Tudo isso começa quando seu cliente despretenciosamente realiza uma consulta na web e te localiza através de uma postagem sua bem posicionada, pronto a partir daí você terá a oportunidade de criar um vínculo com seu visitante que o levará através de uma sequência de ações que o farão se conectar com sua marca e com suas soluções.

O poder do marketing digital

Não é mágica! É trabalho com planejamento e ações constantes. Ter apenas um site não é mais diferencial, já é obrigação! Mas para que você tenha efetividade é preciso que entenda como seu consumidor interage com sua marca, onde são os pontos críticos de contato e como você pode transformar o processo de compra dele que em geral é maçante e cansativo em um processo simples, prático e rápido.

Ser encontrado na web hoje não é tão fácil como se imagina é necessário investir principalmente em conteúdo com um design atraente e fluente. Na maior parte das pesquisas que se realizam na internet o usuário abandona a página ao se deparar com uma página “feia”, por isso é necessário cuidar da imagem. Além disso, o google desconsidera sites que abusam de algumas linguagens de programação, como o flash, por exemplo.

Investir e agir

Não se afugente! Ser empresário não é facil, ter que tomar tantas decisões diariamente é uma grande responsabilidade, por isso não se sobrecarregue para “tomar conta” de todas as áreas da empresa. Contrate uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas para garantir que a captação de novos clientes esteja acontecendo de forma profissional, garantindo qualidade nos layouts, utilizando os tons corretos na linguagem, estando com anúncios nos locais e nas horas corretas, principalmente aumentando o número de orçamentos para sua empresa.

banner-rodape

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.