[Pilulas de Marketing] As dicas da eShow 2016

As dicas da eShow 2016 – 2P Marketing

Mais uma da série “Pilulas de Marketing”

Umas das feiras mais importantes do ano para quem é ávido por e-commerce e marketing digital. Um conhecimento necessário proveniente dos principais players do segmento de vendas on-line e o mais importante que as dicas foram testadas, aplicadas, postas na prática, reformuladas, ajustadas, enfim, uma riqueza de práticas, ideias e conceitos que sem dúvida se tornam essenciais para quem pretende obter sucesso no mundo digital.

O que é a eShow?

Maior feira de negócios digitais da América Latina, também realizada em Barcelona, Madri, Lisboa, Bogotá, México D.F. e Lima, o E-Show São Paulo 2016 (http://www.the-eshow.com.br) aconteceu no Expo Center Norte (Pavilhão Amarelo). Foram dois dias, quatro auditórios trouxeram as últimas tendências em Social Media, Pagamentos, Logística, SEM e SEO, Cloud Computing e Marketing Online, entre outras.

O que rolou por lá!!!

Além de ter a oportunidade de visitar estandes de fornecedores e prestadores de serviços do setor eu pude acompanhar algumas palestras, infelizmente não pude ir todos os dias e nem ver todas as palestras mas eu consegui ter bons insights e gostaria de destacar alguns pontos de reflexão.

Antes, veja o vídeo abaixo (duração de 2min) e continue a leitura…

Vamos lá…

Começando por algumas dicas dada por Maurício Salvador da ComSchool, ele salientou a importância da imaginação e da criatividade para conquistar mais espaço no mercado, dando enfase principalmente na criação de aplicativos de celular para resolver problemas e necessidades do dia a dia, citando o exemplo do conhecido app – 99taxis, que surgiu de uma necessidade de pegar um taxi tarde da madrugada ou num dia de chuva.  “O pulo do gato é transformar problemas em oportunidades através de aplicativos” destacou Maurício Salvador. Além disso, é cada vez mais comum que empreendedores focam em táticas de venda para nichos, visto que quanto mais personalizado é o serviço ou produto, maior será o índice de fidelização.

Em forte crescimento, o mobile esta cada vez mais presente na vida das pessoas, o uso de smartphones esta fazendo com que as empresas também tenham que estar prontas e preparadas para este tipo de acesso. Numa palestra bem explicativa dada por Márcia Maia do Walmart.com ela enalteceu e destacou a importância do mobile nas novas estrategias da corporação que hoje já possui inclusive um app para vendas. “Houve um aumento de mais de 40% no tráfego mobile” ressaltou Márcia Maia ao falar sobre a evolução deste tipo de acesso. Além disto é claro que é necessário se preocupar, não só com um site responsivo mas obviamente com a experiência do usuário (UX Design) que é o fator determinante para que o usuário (leia-se cliente) se mantenha ativo por mais tempo no seu site ou no app.

Uma das dicas mais interessantes que eu tive por lá veio do Fabrizzio Topper da ComSchool / Topper Minds, ele foi enfático ao falar sobre branding e que não é só o fato de verificar a aplicação do seu logotipo. Branding é um conceito complexo, quase como uma ciência a ser explorada pela empresa e transmitida em todos os níveis, para que esteja impregnada em seu DNA e que torne um mecanismo continuo de fidelização. O Fabrizzio definiu branding como “a gestão da reputação e da relevância da sua marca”. Veja só a reputação pode ser entendida como uma forma de garantir prestígio, empregando maior confiabilidade a sua marca, através de processos eficientes que garantirão ao seu cliente total satisfação do inicio ao fim do processo de compra.

Para encerrar destaco a frase que a Débora Cassilhas da ComSchool utilizou em sua palestra: “Não existe vento favorável a quem não sabe onde deseja ir” Arthur Schopenhauer. Com esta frase ela deixa o recado que todos precisamos programar, pensar e planejar o futuro estabelecendo metas, traçando rotas de ação e principalmente nunca deixando de aprender.

Quer discutir sobre estratégias de venda na internet? Mande um e-mail para thiago@2pmkt.com ou clique aqui e preencha o formulário que farei contato contigo!

Algumas imagens (não tão boas assim, mas):

Até a próxima!

Abraços!!!

Thiago Xavier

1 comentário em “[Pilulas de Marketing] As dicas da eShow 2016”

  1. Achei muito interessante essas dicas, principalmente para quem está começando com e-commerces ou blogs. Saber que o número de acessos e busca pela internet aumentou é uma grande oportunidade para adequar nossos sites de acordo com essas dicas fáceis e aumentar visitas e vendas! Parabéns e obrigada pelas dicas ?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.