Aproveite e receba 5 dicas para implementar seu marketing digital
Aquele que faz e promove o bem cultiva o seu próprio êxito! – Provérbio Chinês
Para responder a pergunta do título é importante ter em mente alguns pontos primordiais que podem ter sido respondidos no momento épico da sua decisão de empreender. Pois é, é necessário entender por que decidiu abrir um negócio e principalmente o que se quer conquistar com ele.
Sabemos que toda entidade empresarial tem um grande objetivo comum: perpetuar. Sim, atingir resultados financeiros que qualifiquem a decisão de empreender e que traga mais do que dinheiro mas uma satisfação pessoal.
Pois então, consideradas as intenções que lhe levaram a decisão de abrir um negócio, é preciso realmente compreender as esferas que podem levar ao sucesso ou não. Alcançar resultados positivos vai além da vontade de ter sucesso, se você não estiver qualificado para tal, ele não virá.
A grande maioria dos empresários são imediatistas, imaginam que por ter um bom produto ou uma excelente ideia será fácil conquistar o mercado e que logo receberam fortunas, e nem sempre é assim que acontece. Um dado de 2013 do Sebrae/SP já apontava que quase 30% das empresas fechavam antes mesmo de completar o primeiro ano.
Vamos com calma! Quando se começa do zero, digamos que se esta em estado de inércia, totalmente parado. E os primeiros esforços para se deslocar são os mais difíceis, digamos que o peso é maior, o esforço é realmente muito grande. Mas, se imaginarmos que após este movimento inicial o esforço durante a caminhada diminui e é possível continuar a evoluir. Este é o princípio do marketing de impulso, marketing volante ou flywheel marketing.
O conceito de flywheel marketing foi desenvolvido por Jim Collin’s e disseminado seu best-seller “Good to Great”. Collin’s aponta que todo esforço inicial para mover uma organização a fim de conquistar um objetivo servirá de impulso para o crescimento, desde que não se desvie e não cessem os esforços para consolidação.
Imagine um moinho de água, assim que ele entra em contato com o rio ele demora para rodar a primeira vez, é mais resistente, é rígido, é duro, mas com o movimento do rio ele fluindo lentamente e cada vez irá girar mais rápido e o atrito entre o rio e a água será menor, ou seja, menos esforço e velocidade ascendente.
Aplicando isto ao atual cenário e principalmente a negócios digitais podemos estabelecer que o flywheel marketing (marketing de impulso) é uma sequência continua de trabalho, principalmente pautada pelo inbound marketing (marketing de conteúdo) que cada vez obtém resultados mais agilmente somente pela constante evolução da conjuntura digital do negócio, resumidamente a cada ação realizada, gera maior engajamento, maior impacto, cria uma identidade reconhecida e respeitada, gerando autoridade. Naturalmente, isto irá resultar num melhor posicionamento nas buscas orgânicas, maiores aberturas de e-mail, mais fãs nas redes sociais, etc.
Tendo em mente este conceito, vamos a 5 dicas para fazer que a sua roda não pare de girar e prossiga conquistando mais resultados digitais:
1. Seja analítico:
Utilize ferramentas para medir suas ações e principalmente para pautar a sua produção de conteúdo, não seja aleatório. Hoje, você conta gratuitamente com as ferramentas do google como keyword planner do Adwords, Analytics e Search Console, que podem lhe direcionar sobre quais termos são recorrentes e mais procurados.
2. Mantenha os investimentos:
Não pare de investir, principalmente nas ferramentas que lhe geram tráfego, como Adwords, Facebook / Instagram Ads. Mantenha e se possível amplie seus investimentos para conservar sua audiência.
3. Utilize canais offline:
As ações offline podem ser convertidas online, não esqueça de associar as campanhas. Faça chamadas e faça que as pessoas convertam em seu site, por exemplo, anunciar em revistas mas fazer que a pessoa se cadastre em seu site para fazer parte de sua lista.
4. Nutra sua audiência:
Não deixe de alimentar sua audiência, quando você conquistar a confiança do seu público mantenha-se em contato constantemente, envie noticias, promoções, curiosidades, enfim aproveite para dialogar e oferecer um conteúdo de qualidade.
5. Tenha um time competente:
As pessoas são principais responsáveis pelo sucesso de uma organização e todas são geradoras de conteúdo. Mantenha sua equipe antenada e focada em obter resultados.
Estas são algumas dicas e conceitos para você se inspirar e continuar sua trilha para o sucesso. Aproveite para enriquecer ainda mais seu conhecimento, leia nossos artigos no blog.
Encerramos por aqui com uma reflexão:
“Não é aceitável, nem agradável ser apenas bom” Jim Collins